Testemunhas da vida na Terra, as pedras carregam poderes e simbolismos que podem beneficiar a vida das pessoas.
Nas montanhas, nas ruas, nas florestas, nas praias e até no fundo do mar: elas são tão abundantes no planeta Terra que fazem parte da história de praticamente qualquer ser vivo. Seja numa caminhada despretensiosa ou numa observação mais atenta, você certamente já se deparou com essas pequenas. Mas, afinal, o que são as pedras e quais seus significados na vida das pessoas?
Diferentes culturas em momentos distintos da história humana associaram as pedras e seu uso aos mais diversos fins. Seja na hora de construir moradias, desenvolver agriculturas ou mesmo ornamentar espaços, elas não podem ser esquecidas. O que muitas pessoas não sabem é que as pedras podem também ser uma fonte poderosa de equilíbrio energético.
A chamada Olho de Tigre, por exemplo, é utilizada desde a antiguidade como um tradicional amuleto de proteção. Ela oferece a possibilidade de aguçar os sentidos de quem a usa e facilita temperamentos mais alegres no cotidiano. Isso porque, como conta a empresária Angélica Schwabe, essa pedra combina as energias da Terra e do Sol, elevando a vibração, intensificando as capacidades psíquicas e até aprimorando a visão noturna.

Os japamalas, cordões de oração milenares em diferentes religiosidades, também podem ser compostos por pedras de poder. Este da foto, por exemplo, é feito artesanalmente com contas de Olho de Tigre (Foto: Leve Luz)
Outros benefícios, como a ativação do sistema circulatório e o fortalecimento do intestino e das pernas, também estão associados ao poder de energização da pedra Olho de Tigre. E ela não é a única! Mas, antes de nos aprofundarmos no significado de algumas das pedras mais utilizadas para o equilíbrio energético, vamos conhecer um pouco melhor essa relação de familiaridade entre as rochas e a vida.
Uma intimidade indestrutível
Desde a formação de corpos densos compostos por ferro e níquel no núcleo terrestre, há milhões de anos, as rochas jamais deixaram de se desenvolver. Divididas em três grandes grupos, elas podem se originar de processos de cristalização do magma (rochas magmáticas), de sedimentação de materiais erodidos (rochas sedimentares) ou mesmo por influência da pressão e da temperatura em minerais (rochas metamórficas).

Ou seja: as pedras, fragmentos de rochas da superfície da Terra, são fortemente conectadas com a própria formação do planeta, carregando com elas significados e energias. Mas para além da estrutura terrestre, como elas impactam na própria vida humana?
Sapato não é lugar de pedra
Quem nunca falou que estava com “uma pedra no sapato” ao se deparar com uma situação difícil de ser resolvida? Realmente, andar com uma pedra dentro do seu calçado pode ser desconfortável. E é por isso que nossa relação energética com as pedras se dá de outras formas.
Geralmente por meio do uso de acessórios, o contato direto com esses fragmentos rochosos pode, na verdade, ser uma fonte de energização de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa que os utiliza. Não é por acaso que o uso delas como amuletos de sorte, proteção ou sabedoria é tão recorrente em todo o mundo e há tanto tempo.
“Na antiguidade, ela foi usada para afastar o mal e ajudar seu portador a se sentir mais pleno e confiante”, conta Angélica ao descrever o poder energético da pedra Ônix, considerada uma fonte de realização pessoal. “(A Ônix) amplia nossa força mental e física, aumenta o autocontrole, afasta os pensamentos negativos, limpa o campo energético, promove o vigor, a constância e a resistência”.

O japamala de 108 contas feito de Ônix é indicado para quem está em busca do equilíbrio por meio da ampliação da força (física e mental) e também da limpeza contra pensamentos negativos (Foto: Leve Luz)

Além de charmosas, as peças com uma menor quantidade de contas são ideais para contar com o poder dos amuletos ao alcance dos dedos em qualquer lugar (Foto: Leve Luz)
Tudo isso sem falar que essa pedra também pode despertar a alegria de viver e ajudar a vencer os medos, como informa Angélica, que é idealizadora da loja virtual Leve Luz, especializada no uso de pedras de poder energizador na criação de peças personalizadas. “Em casa, ela limpa o ambiente, impedindo que impurezas astrais se acumulem”, ressalta Angélica.
Para acalmar a mente e despertar o coração
Já para quem busca melhorar a inspiração e expandir a mente, a pedra Azurita é a mais indicada. Dispersar aquela tensão recorrente e ainda dissolver a energia negativa, por sua vez, é uma função para a chamada Hematita. Outra que pode auxiliar na busca diária pelo equilíbrio é a Sodalita, que abre caminhos para novas informações e acalma a mente.
Um nome que muitas pessoas conhecem é a Ametista, de cor roxa e exuberante, considerada a pedra da consciência espiritual e do bom julgamento. E não poderíamos deixar de mencionar o Cristal, símbolo de transcendência em diferentes culturas. Segundo Angélica, ele é “o amplificador de energia mais poderoso do planeta, que regula e absorve as energias comprometidas”.

A Japamala do Empoderamento de 27 contas é composto a partir da combinação de Azurita, Hematita, Sodalita, Ametista e Quartzo Cristal (Foto: Leve Luz)

A Leve Luz também oferece o Japamala do Empoderamento com 108 contas, possibilitando um ciclo de repetições mais extenso e potencializado sem deixar de lado a combinação de diferentes pedras (Foto: Leve Luz)
Ao combinar todos esses benefícios, é possível obter em um mesmo amuleto uma energização muito mais poderosa e completa. A Leve Luz, em Curitiba, é especializada na produção artesanal de peças que facilitam o acesso a essa fonte de energia em qualquer lugar e a qualquer momento. Ao alcance dos dedos, as peças levam consigo não só o forte simbolismo das pedras que as compõem como também o campo de energia gerado.
Os japamalas estão entre os itens produzidos artesanalmente pela Leve Luz. Eles são cordões considerados sagrados em religiões como o budismo e o hinduísmo, estando também presentes na prática de yoga há milênios, e são utilizados de forma relativamente similar aos terços católicos. Geralmente compostos por 108 contas, conduzem ou facilitam processos de oração, meditação ou entoação de mantras.
É o caso do Japamala de Empoderamento, exclusivamente criado para que as pessoas possam perceber seus potenciais únicos, empoderando-se por meio da gratidão e da paixão pela vida. Isso acontece graças ao poder energético da combinação da Hematita, da Ametista, da Sodalita, da Azurita e, por fim, do Quartzo Cristal.

A delicadeza e o brilho das pedras são detalhes que fazem toda a diferença. Por isso, as peças produzidas pela Leve Luz, em Curitiba, são compostas por pedras de elevada qualidade (Foto: Leve Luz)
E quando estamos falando de sucesso nos relacionamentos? Uma pedra associada ao despertar do amor, ao afeto para com os familiares e ao desenvolvimento de relações interpessoais é o chamado Quartzo Rosa. “Sua energia especial acalma nossas emoções e sentimentos e também desperta o nosso amor pela vida”, descreve Angélica. “Faz emergir compaixão, união, esperança, equilíbrio e harmonia. Une tudo o que é essencial ao coração”.
Isso porque o Quartzo Rosa facilita a paz e a harmonia no ambiente familiar, além de equilibrar as emoções e fortalecer o Chakra do Coração. O japamala criado com essa pedra é voltado, portanto, para a purificação. Angélica conta que “a energia dessa pedra dissolve as cargas acumuladas no coração que o impedem de dar e receber afeto.”

O Quartzo Rosa é conhecido por ser a pedra do amor e está ligado aos relacionamentos pelo seu tom rosa suave (Foto: Leve Luz)
E o corpo? Também sente! Os benefícios do uso das pedras no cotidiano chegam ao nosso campo físico. O Quartzo Rosa, por exemplo, fortalece o coração, ajuda na regulação da pressão sanguínea e melhora o sistema respiratório. Mas, afinal, como escolher em meio a tanta variedade de benefícios?
Elas escolhem
“É a pedra que escolhe a pessoa e não o contrário”, diz Angélica Schwabe sobre a escolha de uma pedra ou de uma combinação. Mas ela ressalta: “Para que isso seja possível, é preciso ter seus objetivos claros na hora de adquirir um produto”.
O mais importante, segundo a empresária, é que aquela pedra ou aquela combinação afete seu interior, despertando uma relação especial. “Caso queira uma pedra para ajudar na sua evolução e aprendizado de vida, o objetivo é achar o seu ‘cristal pessoal’”, ela conta. “A ideia é buscar o significado de cada uma e usá-las de forma terapêutica, para tratar determinadas questões”.
Por isso, a dica é descobrir, no contato com as pedras, quais são as sensações que elas despertam em seu interior ou até mesmo no corpo. Angélica ajuda: “Passe a mão pelas pedras, de forma lenta, e perceba qual delas ‘puxa’, formiga ou esquenta a sua mão. Olhe para elas e perceba qual tem um brilho especial, de acordo com a sua concepção”.

Além disso, ela chama a atenção para o poder comum a todos os tipos de pedras. Afinal, elas são igualmente parte do mundo em que vivemos e carregam todas vibrações poderosas. A Ônix e a Olho de Tigre, por exemplo, que também são utilizadas na composição dos Japamalas desenvolvidos pela Leve Luz, possuem conexões fortes com a sabedoria, a primeira mantendo a segurança diante de decisões difíceis e a segunda ampliando a capacidade de liderança.
A Ônix auxilia na tomada de decisões por meio da segurança que ela pode promover em quem a utiliza como amuleto (Foto: Leve Luz)

Liderar não é uma tarefa fácil, motivo pelo qual a utilização da pedra Olho de Tigre no cotidiano pode ajudar quem precisa de determinação e para o exercício equilibrado da liderança (Foto: Leve Luz)
E para que nenhuma energia essencial fique de fora seu amuleto personalizado, a Leve Luz oferece a possibilidade de combinar diferentes tipos de pedras na hora de escolher a composição do seu japamala ou da sua pulseira, outra especialidade da casa. “Oferecemos japamalas de 108, 54 e 27 contas, e ainda as pulseiras”, ela explica. “Lembrando que quanto mais repetições da mesma pedra em um produto, mais forte a energia que vai trabalhar sobre o seu corpo”.
Seja para proteção, sorte ou melhor percepção da realidade durante a vida e os destinos que percorremos através dela, portanto, aliar-se ao poder energético das pedras é, além de um hábito antigo da humanidade, uma poderosa fonte de equilíbrio. Afinal, encontrar uma pedra no seu caminho pode ser tudo o que você precisava.
Matéria Original publicada na Revista Mandala
Jornalista e ilustrador